Seja Digital orienta população sobre desligamento do sinal analógico de TV

Seja Digital
Representantes da Seja Digital informaram que vão doar mais de 51 mil kits de captação do sinal digital de Tv para famílias de baixa renda de Boa Vista e Cantá

A programação dos canais abertos de televisão será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema, a partir do dia 14 de agosto deste ano. A partir daí, o sinal analógico será desligado em todo o País, inclusive nos municípios de Boa Vista e do Cantá. Por isso, os telespectadores precisam se preparar para essa mudança. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, tem a missão de garantir que a população tenha acesso à TV Digital.

Em entrevista concedida à imprensa roraimense nesta quarta-feira (25), os representantes da Seja Digital, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil, disseram que estão oferecendo suporte didático para que a sociedade possa acompanhar e se adaptar a essa transição.

Para tanto, a entidade desenvolve campanhas de comunicação e mobilização social, além de distribuir kits gratuitos com antena digital e conversor com controle para as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal. Em Roraima serão distribuídos mais de 51 mil kits para famílias inscritas em programas sociais. “Nós queremos atingir nosso público alvo por todos os meios possíveis porque as pessoas devem estar preparadas para o desligamento do sinal analógico”, disse Carlos Siqueira, representante da Seja Digital.

Antonio Carlos Martelletto, presidente da Seja Digital, disse que a migração do sinal analógico de TV para o sinal digital representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. “Ao ser desligado, o sinal analógico de TV vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz, tem melhor qualidade, e maior cobertura, inclusive em ambientes fechados”, destacou.

Mais de 51 mil kits para Boa Vista e Cantá

Carlos Siqueira
Carlos Siqueira, gerente da Seja Digital, disse que as pessoas devem estar preparadas para o desligamento do sinal analógico

A distribuição de kits gratuitos para a captação do sinal de Tv digital pela entidade obedece a critérios definidos pelo Governo Federal, que oferece a lista com os nomes dos beneficiados. Os kits são compostos de antena digital e conversor com controle remoto. De acordo com Carlos Siqueira, as famílias de baixa renda de Boa Vista e Cantá já podem agendar a retirada de um dos mais de 50 mil kits que serão distribuídos nas duas cidades.

Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população das duas cidades deve acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, a pessoa interessada deverá escolher dia, horário e local para agendar a retirada do kit gratuito. Caso não esteja na lista, é possível preencher um formulário com os dados de contato para que a pessoa possa receber em primeira mão a orientação necessária sobre como preparar sua residência para receber o sinal digital de TV.

‘Digital na Geral’

A Seja Digital estará presente no evento “Digital na Geral”, que será realizado nos próximos dias em Boa Vista. Nesta sexta-feira, (27), o evento acontecerá no Terminal Urbano José Campanha Wanderley, no centro de Boa Vista. No sábado, (28), o “Digital na Geral” acontece na Feira do Pintolândia, das 8h às 12h, e no domingo ((29), no Feirão do Garimpeiro, das 8h às 12h.

De acordo com a entidade, o objetivo dessas ações é levar informação sobre o desligamento do sinal analógico de TV, que ocorrerá no dia 14 de agosto. A Seja Digital também realizará os agendamentos para que as famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal retirem seus kits gratuitos, com antena digital e conversor com controle remoto.

Deixe um comentário

folha-roraima